Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

terça-feira, 3 de junho de 2008

Mais uma iniciativa da FICAPE

Cooperativa Agrícola do Norte do Distrito de Leiria, C.R.L.

Na sequência da iniciativa que tem vindo a desenvolver no sentido de constituir uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) na freguesia de Campelo, a FICAPE convida todos os proprietários florestais da freguesia de Campelo, a estarem presentes na reunião que terá lugar no Salão de Convívios de Alge – O Penico – na próxima sexta-feira dia 13 de Junho, às 18 horas.

Na reunião serão ainda abordados outros assuntos, nomeadamente o ponto de situação relativamente ao Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) onde os proprietários poderão obter informações quanto a este organismo patogénico que provoca elevados índices de mortalidade em coníferas, pois é o agente causal da doença da murchidão do pinheiro.

Como resultado de acções de prospecção e amostragem realizadas no âmbito do PROLUNP (Programa Nacional de Luta contra o Nemátodo do Pinheiro), confirmou-se a presença deste organismo em alguns exemplares de Pinheiro Bravo nos concelhos de Arganil e Lousã. Por este motivo é necessário accionar medidas de protecção fitossanitária em zonas com proximidade daqueles concelhos, indispensáveis ao controlo e erradicação desta “praga”, sendo a freguesia de Campelo, uma das Zonas de Restrição onde devem ser aplicadas essas medidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.