Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

quarta-feira, 29 de março de 2006

Panorâmica da Aldeia


A povoação de Singral Cimeiro está situada nos contrafortes da Serra da Lousã e no extremo norte da freguesia de Campelo a que pertence administrativamente , é pois no lado norte , a primeira aldeia da região e ali têm limites os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Lousã.
Virada a nascente ,ergue-se a povoação numa encosta de suave declive e corre-lhe ao fundo uma pequena ribeira que ,depois de percorrer um longo e extenso vale,onde fertiliza as terras que a marginam, se vai lançar na Ribeira de Alge,junto da povoação deste mesmo nome onde tem a sua foz.
Em frente da povoação ergue-se ,majestosamente ,a cadeia de serras que dali se estende mais acentuadamente no sentido sul e limita as regiões de Castanheira de Pera e de Campelo ,abrigando em seus sopés várias povoações: Singral Fundeiro ,Searas, Molhas, Ribeira Velha, etc.
Apaisagem que naquelas elevações se disfruta é impressionante e verdadeiramente arrebatadora, sobretudo em dias de verão. Tudo ali é natureza de rude cenário pela braveza das serras, montes e colinas que em redor procuram o céu e recortam a linha das cumeadas; em baixo, nas encostas e vales , frondejam árvores ,tendo a primazia os pinheiros; e a luz que se derrama no alto dos montes ,atinge as colinas ,escoa-se por entre os vales luxuriantes de verdura, e desaparece ,já à tarde ,por entre sombras e como que tomada de saudoso despeito. E o cenário repete-se assim em cada dia que se sucede e em que o sol volta de novo a lançar sobre a paisagem a sua luz que vai tomando cores que se reflectem mais brilhantes do que ele mesmo. Tudo , enfim ,quanto ali se junta ,forma um belo quadro da natureza ,e só no Inverno essa beleza panorâmica se ofusca ,porque aos vales desce, então ,o nevoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.