Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU
quarta-feira, 29 de março de 2006
Panorâmica da Aldeia
A povoação de Singral Cimeiro está situada nos contrafortes da Serra da Lousã e no extremo norte da freguesia de Campelo a que pertence administrativamente , é pois no lado norte , a primeira aldeia da região e ali têm limites os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Lousã.
Virada a nascente ,ergue-se a povoação numa encosta de suave declive e corre-lhe ao fundo uma pequena ribeira que ,depois de percorrer um longo e extenso vale,onde fertiliza as terras que a marginam, se vai lançar na Ribeira de Alge,junto da povoação deste mesmo nome onde tem a sua foz.
Em frente da povoação ergue-se ,majestosamente ,a cadeia de serras que dali se estende mais acentuadamente no sentido sul e limita as regiões de Castanheira de Pera e de Campelo ,abrigando em seus sopés várias povoações: Singral Fundeiro ,Searas, Molhas, Ribeira Velha, etc.
Apaisagem que naquelas elevações se disfruta é impressionante e verdadeiramente arrebatadora, sobretudo em dias de verão. Tudo ali é natureza de rude cenário pela braveza das serras, montes e colinas que em redor procuram o céu e recortam a linha das cumeadas; em baixo, nas encostas e vales , frondejam árvores ,tendo a primazia os pinheiros; e a luz que se derrama no alto dos montes ,atinge as colinas ,escoa-se por entre os vales luxuriantes de verdura, e desaparece ,já à tarde ,por entre sombras e como que tomada de saudoso despeito. E o cenário repete-se assim em cada dia que se sucede e em que o sol volta de novo a lançar sobre a paisagem a sua luz que vai tomando cores que se reflectem mais brilhantes do que ele mesmo. Tudo , enfim ,quanto ali se junta ,forma um belo quadro da natureza ,e só no Inverno essa beleza panorâmica se ofusca ,porque aos vales desce, então ,o nevoeiro.
Publicado por
José Farinha
at
quarta-feira, março 29, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu reparo.