Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

terça-feira, 28 de março de 2006

Alguns elementos para a história do Singral Cimeiro

A povoação de Singral Cimeiro está situada nos contrafortes da Serra da Lousã e no extremo norte da freguesia de Campelo a que pertence administrativamente , é pois no lado norte , a primeira aldeia da região e ali têm limites os concelhos de Figueiró dos Vinhos,Castanheira de Pera e Lousã.
Virada a nascente ,ergue-se a povoação numa encosta de suave declive e corre-lhe ao fundo uma pequena ribeira que ,depois de percorrer um longo e extenso vale,onde fertiliza as terras que a marginam, se vai lançar na Ribeira de Alge,junto da povoação deste mesmo nome onde tem a sua foz.
Em frente da povoação ergue-se ,majestosamente,a cadeia de serras que dali se estende mais acentuadamente no sentido sul e limita as regiões de Castanheira de Pera e de Campelo,abrigando em seus sopés várias povoações:Singral Fundeiro,Searas,Molhas,Ribeira Velha, etc.
Apaisagem que naquelas elevações se disfruta é impressionante e verdadeiramente arrebatadora,sobretudo em dias de verão.Tudo ali é natureza de rude cenário pela braveza das serras,montes e colinas que em redor procuram o céu e recortam a linha das cumeadas;em baixo, nas encostas e vales ,frondejam árvores ,tendo a primazia os pinheiros; e a luz que se derrama no alto dos montes ,atinge as colinas,escoa-se por entre os vales luxuriantes de verdura,e desaparece,já à tarde,por entre sombras e como que tomada de saudoso despeito. E o cenário repete-se assim em cada dia que se sucede e em que o sol volta de novo a lançar sobre a paisagem a sua luz que vai tomando cores que se reflectem mais brilhantes do que ele mesmo.Tudo,enfim,quanto ali se junta,forma um belo quadro da natureza,e só no Inverno essa beleza panorâmica se ofusca,porque aos vales desce, então,o nevoeiro.
Como as suas irmãs da região,também esta povoação é muito antiga.Da sua remota existência nada conhecemos.Sabe-se,todavia, que o Casal do Singral foi comprado em hasta pública,em Figueiró dos Vinhos,há cerca de duzentos anos.
Possui um pequeno templo, capela de que é patrono São Tiago,que na localidade tem a sua festa religiosa todos os anos a 25 de julho.A actual capela não é a que primeiro ali existiu;a primitiva erguia-se,mais ou menos,a meio do povoado e da sua construcção não há memória.
Postos alguns pormenores de motivos panorâmicos e de localização administrativa de Singral Cimeiro,passamos agora a focar o problema de maior interesse para a povoação:trata-se da construcção da estrada de Alge a Singral Cimeiro.
Temos á nossa frente a cópia de exposição enviada sobre o assunto,no ano de 1948,à actual presidência da Câmara,por uma comissão de habitantes das povoações de Singral,Searas e Alge.
Nessa exposição faz-se referência às várias diligências que desde 1945 vêm sendo efectuadas com vista á construção da referida estrada,nela se dizendo até,que os respectivos trabalhos chegaram a ser iniciados pela Câmara da presidência do Dr. Barreiros e que a comissão contribuiu para o solicitado melhoramento com a quantia de dez contos que deu entrada nos cofres camarários e foi escriturada sob a rubrica: «Subsidio particular para a construção do ramal de Alge a Singral Cimeiro».E assim é que na exposição de que se trata e que foi dirigida em 1948 à actual presidência da Câmara ,aquela comissão diz ,textualmente,o que devidamente autorizados transcrevemos da cópia dessa exposição:
«...Pedem os representantes das povoações de Singral Cimeiro,Searas e Alge(além de outros melhoramentos) a V.Exª a conclusão do referido ramal,que tanta falta faz às referidas povoações que para inclusivamente pagar o imposto braçal e demais contribuições tem que andar vinte e tantos quilómetros a pé ,por falta de ligações de estradas».
Ora já decorreram cerca de quatro anos e ainda não foi atendida aquela petição, pois a estrada em causa não foi concluida,apesar de para isso terem sido entregues Dez Contos que estão na posse da Câmara e que a comissão considera suficientes para a realização do trabalho de que depende uma melhoria de situação das mencionadas povoações .A aldeia de Searas,por exemplo,está isolada e não possui qualquer caminho transitável.
Sem olharmos vesgamente as pessoas ou as coisas ,e porque má vontade não temos seja contra quem for,apoiamos a justa pretensão da gente daquelas povoações e, portanto,o desenvolvimento progressivo da nossa região,para que também pedimos aqui,a construção do ramal Alge-Singral Cimeiro.
(Texto retirado de “A Regeneração”,nº 817 de 1 de Dezembro de 1952)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.