Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

sábado, 11 de janeiro de 2014

Município de Figueiró dos Vinhos e ESAC equacionam apostar no ecoturismo para a revitalização de Aldeias

Considerando a importância e o interesse potencial que a revitalização de aldeias pode ter para Figueiró dos Vinhos, o Município e a ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra estão a desenvolver trabalhos para a construção de um projeto de revitalização de aldeias.
Este trabalho, assenta na ideia base de que o ecoturismo poderá ser uma via de sucesso para a recuperação da vida de aldeias, associando autarquias, instituições de ensino e entidade ligadas ao desenvolvimento, tendo como elemento central as populações residentes.
A recuperação da pastorícia, da agricultura e a aposta no turismo ativo, são opções em equação numa fase de estudo prévio das reais possibilidades de concretização do projeto.
A primeira ação concreta teve lugar no início de janeiro, com uma visita à aldeia de Vale do Rio por parte do Executivo Municipal, professores e alunos da ESAC e o Prof. Dr. António Covas, um especialista em recuperação de aldeias que proferiu uma interessante palestra sobre o tema.



Figueiró dos Vinhos, 09 de janeiro 2014



Nota do blog.    Ainda que muito remota e descaracterizada, pensamos que a aldeia do Singral poderia ser revitalizada, afinal ainda estamos numa das encostas da serra da Lousã o que nos poderia talvez incluir na família das Aldeias Serranas e já conta com mais de 500 anos de existência.
Clique aqui !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.