Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

domingo, 17 de outubro de 2021

O Singral e as suas maleitas.

 Já não é a primeira vez que aqui me refiro ás vicissitudes que o lugar do Singral vai tendo ao longo dos anos...desde a construção da almejada estrada  aos maus tratos que "profissionais" da madeira infligem à zona ,e ás construções em ruinas pondo em risco a integridade física dos poucos que se atrevem a habitar por cá, de tudo um pouco tenho tentado informar/alertar quem se queira incomodar com tais realidades.

Desta vez tenho a lamentar a falta de interesse pelos próprios naturais do lugar ou a ele ligados por laços familiares, na verdade nem mesmo a pintura ou manutenção do nosso depósito de água teve direito a ser escolhido, não obstante ter havido uma grande operação de maquilhagem nomeadamente em obras de requalificação da sede da Associação (inactiva) e pinturas da Capela e fontanários envolventes. Na verdade até posso compreender o acentuado desinteresse da Autarquia por estas questões ,uma vez que não existe mobilização dos naturais ,e só os que caíram aqui de "pára quedas" se vão interessando, tentando desesperadamente por meios próprios ou com ajudas conseguidas a saca rolhas da autarquia ,por exemplo,manter a circulação de água nas casas.


(                         (Aspecto do depósito de água a necessitar de intervenção)

Recentemente um conceituado profissional da madeira de nome "Jorge" ainda que advertido por um morador, decidiu deixar abandonado no local onde efectuou as suas cargas, umas dezenas de metros de cabo de aço ,substituição feita numa das suas máquinas e ainda uns restos de madeira junto às alminhas do nosso lugar ,talvez para dar um aspecto ainda mais turístico ao local ,de referir que as alminhas em questão se encontram debaixo de olho para que sejam recuperadas e requalificadas de modo a preservar para memória futura.


                (  Dezenas de metros de cabo de aço ao abandono como se o Singral fosse um "ferro velho")

*******************************************************************************************************

E para terminar por hoje ,mais uma referência à presença de mais profissionais da madeira que andaram por aqui há meia dúzia de dias, a recolher matéria prima a meio caminho do lugar e que como habitualmente nos vão tratando com a sua enorme gentileza e educação deixando imenso material (sobras...?) espalhado por tudo quanto é sítio, e ainda tendo utilizado uma máquina pesada com lagartas metálicas a circular sobre o asfalto da nossa mui querida estrada que tanto custou consegui-la, assim como ser  paga pela autarquia ,estrada esta que foi construída durante o mandato do Sr. Eng. Rui Silva (PSD) .





(Poste telefónico com a linha interrompida algures no percurso entre Alge e Singral...)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.