É assim todos os anos em junho no domingo a seguir ao dia 13 ,que se realiza uma cerimónia religiosa na Capela de St.António da Neve, provocando a afluência de inúmeros devotos, assim como "piqueniqueiros".Já a algum tempo que não íamos lá, e este domingo juntá-mo-nos aos demais.
Fiquei particularmente surpreendido com a profusão de vendedores ambulantes, que lá iam apregoando os seus produtos,até recorrendo a equipamento sonoro, havia um pouco de tudo,desde os célebres cobertores e edredons aos artigos de calçado e roupas de marca...mas para além de tudo, é justo reconhecer que o evento consegue catalisar o interesse das pessoas e fazer com que o convívio entre todos se estabeleça de uma forma sã e descontraída.
Pena é, no meu entender,que alguns dos presentes em desfavor da essência do encontro,teimem em deixar os seus carros entulhando a via por onde é sabido decorrer a passagem da Procissão, transformando essa solenidade numa espécie de gincana em redor das viaturas .
Enquanto alguns dormiam a sesta ,aproveitei para dar uma caminhada acompanhado da inseparável "Lady" e percorri a zona mais alta onde se encontra a célebre vigia florestal (42.1) e a pista das avionetas que outrora a usavam para se abastecer de água quando os fogos assolavam zonas limítrofes.
Enfim, foram uns belos momentos de laser para descomprimir um pouco o estado de espírito ,desfrutando de um espaço serrano majestoso ,mas já com acentuados sinais de invasão intensa de visitantes, a meu ver fazia falta alguns pontos de recolha de lixo para facilitar a vida daqueles que não o querem deitar para o chão.
Os meus agradecimentos a todo o grupo que pelo convite nos proporcionaram um Domingo excepcional.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu reparo.