Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

sábado, 31 de maio de 2014

Visitas aéreas no Singral




quinta-feira, 22 de maio de 2014

Actividades desportivas no Concelho


O abastecimento de água no Singral

Há alguns dias a esta parte os Singralenses detectaram uma fuga de água num dos ramais que abastece as nossas casas,essa fuga surgia nas traseiras do edifício da Associação, e ninguém percebia muito bem de onde partia.. o consumo de electricidade que a bomba eléctrica absorve para abastecer o nosso depósito, é suportado pela Associação, cujo orçamento é magro como é fácil de concluir,  na verdade esta infraestrutura velha e decadente foi construída pelos singralenses em tempos remotos, na ânsia de resolver este problema que há semelhança da estrada de acesso ,na época  nunca teve apoios camarários .
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades,e recentemente esses apoios tem vindo a florescer, mas desta feita e após um pedido de ajuda formulado à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos de onde o Singral faz parte integrante,mais uma vez o pedido foi atendido e com grande afinco e perseverança  o seu pessoal tem estado a fazer um excelente trabalho.
Sim ,porque na época em que os épicos construtores de ramais de distribuição de água,punham mãos à obra, não se efectuavam mapas de localização dos tubos, nem tão pouco obedeciam a regras hoje comummente utilizadas,essa a razão de tão grande aparato na tentativa de descobrirem por onde passava o "criminoso" (tubo), nenhum dos protagonistas da obra já existe, para nos darem a dica...
Enfim, uma verdadeira odisseia que está a chegar a bom porto,resta-nos agradecer publicamente todo o empenho demonstrado pela autarquia na resolução deste problema ,e quiçá um dia será construída de raiz uma infraestrutura nova e bem delineada...obrigado.



























domingo, 18 de maio de 2014

Singral "O Tertuliano"

17 de Maio-2014, acontece que foi um Sábado, e como já vem sendo habitual a Associação local promove umas tertúlias acompanhadas de alguma gastronomia,para este dia não tínhamos previsões de grande afluência de sócios e ou amigos ,no entanto fomos avisados que apareceria um grupo  lá mais para o entardecer para um lanche "ajantarado".
Entretanto durante o almoço, os "anfitriões" acompanhados do Jorge, o nosso "cliente" habitual ,fomos tertuliando sobre os mais diversos assuntos,até que a dada altura ficamos a saber que em Campelo se realizava um grande casamento,facto que nos deixou bastante curiosos,porque na freguesia um acontecimento deste tipo será sempre uma autentica raridade,pena ter-mos tomado conhecimento deste facto tardiamente senão teríamos tentado um testemunho fotográfico.
A tarde alongou-se num compasso de espera tendente a recepcionar-mos o anunciado grupo a horas do lanche,afinal chegaram, mas já só para o jantar o lanche tinha ficado para trás...
Era um grupo interessante e vinham com um propósito ainda mais interessante que nos orgulhou bastante,que seria utilizar a nossa Capela para uma cerimónia religiosa já habitual todos os anos ,mas que desta vez e por causa do tal casamento,não o puderam fazer em Campelo,após algum stress na procura da chave da Capela,lá conseguimos resolver a situação.E assim foi,era um grupo de primos da "família Ferreira" (oriunda do Torgal) de entre eles, um já nos era familiar, o Sr.Luis Ferreira (Alge),os restantes foram-nos sendo apresentados,
destaque para o Sr.Vitor Loja Lourenço que como clérigo tendo a segunda das ordens sacras (Diácono) conduziu a referida cerimónia religiosa.O encontro durou até cerca das 23:30 sempre muito animado, onde até houve bolo de aniversário e champanhe,à despedida ficámos com a sensação que o grupo ficou agradado com a nossa hospitalidade,tendo nós seguramente ficado também agradados pela visita, que esperamos não ficar por aqui.




 








domingo, 4 de maio de 2014

Domingo de convívio no lugar do Singral

Uma vez mais a Associação Casa de Convívio do Povo do Singral  A.C.C.P.S.), acolheu um enorme grupo de amigos e simpatizantes do lugar, oriundos na sua maioria de Miranda do Corvo, mas também do lugar de Alge e Castanheira de Pera para um fantástico dia de convívio ao ar livre e não só.
Logo pela manhã, cerca das oito, começaram a chegar os mais madrugadores munidos das mais variadas "ferramentas" e utensílios, e das provisões necessárias para organizar o petisco onde não faltou o porco,não assistimos ao abate, porque chegamos tarde ...mas a azáfama foi notória na preparação das iguarias .O dia decorreu de uma forma admirável,com momentos altos de sã tertúlia,o chinquilho foi um dos jogos de rua que motivou alguns ,outros preferiram as cartas,como som ambiente, quase sempre esteve a Rádio S.Miguel,que teve a gentileza de durante a tarde fazer referência a este convívio e dedicar um trecho musical para todos nós.
Na recta final do convívio ficou bem patente a vontade de todos voltarem para repetir a dose, acrescido do facto de alguns dos presentes serem recém chegados ao grupo e se terem manifestado de forma muito positiva quanto à vontade de repetir a experiência.
Um bem haja a todos,as fotos tiradas foram muitas, mas aqui apenas deixo algumas, para o próximo encontro teremos um DVD com uma compilação de todas para serem visionadas em grupo.
Grande encontro com os amigos de Miranda
 (Clique sobre a foto para visionar as restantes)