Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

terça-feira, 26 de junho de 2018

Figueiró dos Vinhos,festas de S.João 2018 ao seu mais alto nível...

 "De inspiração francesa
Em Portugal, como na maioria dos países da Europa, o coreto surge com as revoluções liberais, e sobretudo no chamado período da Regeneração (ou da Monarquia Constitucional), importando o modelo de França que já tinha adaptado a si o de Inglaterra e dos seus jardins românticos que, por sua vez, tinham trazido elementos orientais. Entre eles o palanque em forma mais ou menos circular, com uma cúpula -- abrigo de chuva ou sol para oradores ou músicos --, assumia a forma de um palco de espectáculo gratuito ao serviço dos ideais liberais. Para ter acesso à música já não era necessário pagar para entrar numa sala de espectáculos; os espectáculos estavam na rua, gratuitos, e o coreto era o palco.
Coreto, sinónimo de pequeno coro, que terá vindo da palavra italiana coretto, evoca termos como tribuna, palanque, quiosque – embora com funções distintas, de venda de jornais, tabaco ou bebidas. Chama-sebandstand, em inglês, kiosque a musique em francês e em espanhol é quiosco de musica. Em todas as designações está clara a função deste palco que antes do século XVIII começou por ser ambulante ou desmontável, em festas e arraiais populares, para ocupar um lugar fixo no centro de praças ou jardins públicos."






Começo aqui por referir um texto, cuja fonte é a revista Visão (Texto completo) pois na verdade achei de muito bom gosto a utilização deste espaço...como podem ver são sinais do modernismo,agora este lindo local foi transformado num armazém de cadeiras...Quanto ao resto muita coisa haveria para dizer,mas vou apenas realçar que o ambiente nocturno era de alguma escuridão...sim eu sei que temos que poupar na electricidade,mas por três especiais noites não poderia ter havido mais luz? Enfim é o "Dark Side of Figueiró",quanto aos menús nestes eventos,as habituais febras,couratos,pica-paus e etc,encontrámos alguns pontos bem iluminados como era o caso das farturas e dos Kebabs... só faltou o fado,para mais detalhes consulte a página do Município,( AQUI) até pró ano!









































Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.