Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Município de Figueiró dos Vinhos colabora em iniciativa de treino de cão-guia



O Município de Figueiró dos Vinhos, aceitou com todo o agrado o pedido de autorização submetido por um seu trabalhador para se poder acompanhar de uma cadela, a Veneza, em horário de trabalho.
O trabalhador propôs-se a ser uma Família de Acolhimento e recebeu em sua casa a Veneza, pertencente à ABAADV – Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Esta associação, tem por objetivo promover por todos os meios ao seu alcance, em cooperação com entidades públicas e privadas, o apoio e a integração social, cultural e profissional do deficiente visual sendo o seu âmbito de ação nacional.
Foi criada em 2000, e surgiu como consequência de um Projeto Comunitário e tem como principal resposta social a Educação de Cães-guia para Cegos. Desta forma permite a utilização gratuita destes cães às pessoas portadoras de deficiência visual para quem este companheiro representa uma nova liberdade. De forma a desenvolver as capacidades e potencialidades necessárias para ser um Cão-guia é indispensável que os cachorros passem o primeiro ano de idade numa Família de Acolhimento que lhe vai ensinar progressivamente “as regras de boas maneiras”. É a permanência junto desta família que vai proporcionar ao cachorro apreender as regras elementares de obediência e o contacto com os diversos estímulos interiores (campainha, telefone, aspirador, etc) e exteriores (trânsito, cheiros, outros animais, locais públicos, etc), ou seja, a sua socialização de forma a que este se venha a desenvolver sem medos ou outras fobias.
Desta forma o Município de Figueiró dos Vinhos, demonstra a sua sensibilidade para a importância deste tipo de projetos de cariz social, que vai de encontro aos seus objetivos de apoiar e acompanhar a comunidade que vive diariamente com as mais variadas limitações.


Sem comentários: