Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Apicultura no Singral

Sendo o Singral e zonas circundantes um local privilegiado para a instalação de apiários aos quais não somos de todo alheios,pois as simpáticas abelhas de quando em vez fazem "raids" e acabam por ser inconvenientes,mas, como até apreciamos as propriedades dietéticas do mel lá vamos dando o desconto e sendo tolerantes,no entanto apesar de sermos uns ignorantes na matéria pensamos que há que respeitar alguma distância mínima entre as "colónias" e as nossas casas.
Em boa verdade abriu-se este tópico porque é neste mês que se têm que efectuar alguns procedimentos legais por parte dos apicultores relativamente à sua actividade. Assim sendo deixo aqui um "lembrete"cujo texto foi retirado da página oficial da DGAV (Direcção Geral de Veterinária).

 ABELHAS


O Registo de Actividade Apícola é efectuado anualmente durante o mês de Junho, mediante o preenchimento e entrega do Mod. 490/DGV Registo da Actividade Apícola (Declarações de Existências) -, na Direcção de Serviços da Região (DIV/NIV), nas Organizações de Apicultores protocoladas para o efeito, ou em outros locais a designar (consulte as Instruções de Preenchimento do Mod. 490/DGV).

As medidas gerais em vigor para a actividade apícola, estão divulgadas no Edital de Registo da Actividade Apícola, podendo ser complementadas com outras informações (consulte Aviso ).
Sempre que pretendam deslocar o(s) apiário(s), os detentores devem comunicar previamente à Direcção de Serviços Veterinários da Região de destino da futura implantação do(s) mesmo(s), através do Mod. 488/DGV - Comunicação de Deslocação de Apiários.
As deslocações do(s) apiário(s) para zonas controladas devem ser previamente autorizadas pela Direcção de Serviços Veterinários da Região de destino da futura implantação do(s) mesmo(s).

Indústria e Comércio de Cera destinada à Actividade Apícola
Mod. 555/DGV - Registo de Indústria e Comércio de Cera destinada à Actividade Apícola.
Lista de Entidades registadas na Direcção-Geral de Veterinária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.