Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

sábado, 10 de dezembro de 2011

Abastecimento de água ao Singral (Continuação...)


Os nossos leitores mais atentos já perceberam que o drama do abastecimento de água à povoação do Singral já tem "cabelos brancos", isto no que toca a infraestruturas para levar o precioso líquido a casa de cada um,sim ,porque ainda que menos exuberante ela continua a correr no leito da ribeira...
Afinal o Singral já consta do censo de 1527(na altura ,do Condado de Miranda) uma povoação ancestral,mas por vários motivos, muitos deles comuns a tantos outros sítios foi votada ao esquecimento e desinteresse dos vários poderes autárquicos  há mais de meio século, altura em que ainda seria possível dar-lhe uma mais valia para fixar mais gente e manter as suas características mais tradicionais.
Apesar de tudo a povoação mantém-se de pé ,fruto do esforço e dedicação de  alguns naturais,ainda que com muita dificuldade.A alguns anos atrás e contrariando toda a lógica actual algumas pessoas vindas da Cidade decidiram fixar-se aqui ,eis que decorrido um longo processo ,que está documentado aqui no Blogue,surge a tão ambicionada estrada ! Mas a inveja e o mito continua...dizem as más línguas que é uma estrada só para duas pessoas...o que não é verdade,hoje o Singral disfruta de um acesso minimamente condigno e são muitas as pessoas que por cá passam,nos visitam e fazem estadias mais ou menos curtas conforme as suas disponibilidades.
A seguir vem o pedido de colaboração junto da autarquia para nos apoiar na infraestrutura de captação de água para abastecimento das nossas casas, porque  a povoação não tem  nenhum saneamento básico e o abastecimento de água ás nossas casas tem sido feito por infraestruturas rudimentares feitas pela própria população noutros tempos, e assim tem permanecido .
Na verdade a autarquia sempre se mostrou receptiva e tem feito várias intervenções no sentido de melhorar esta situação e as obras mais recentes foram efectuadas no passado mês de Setembro,conforme documentam algumas fotos neste artigo.Não obstante a boa vontade da autarquia, temos a criticar o facto de algumas dessas intervenções se tivessem sido mais bem pensadas e efectuadas com mais profissionalismo, teriam sido menos onerosas.Nos tempos mais recentes, sempre houve genericamente disponibilidade e interesse da população para assumir compromissos com a autarquia para sermos tratados em pé de igualdade com os restantes munícipes do Concelho,mas essa tomada de posição nunca foi tida em conta,talvez por razões eleitorais não sabemos ao certo.
Mas para terminar queremos aqui realçar que nos entristeceu bastante o facto do Município ter declinado um pedido de ajuda recente, invocando precisamente que não o fazia por respeito aos restantes munícipes porque nós não pagamos as taxas de recolha de lixos etc etc,e porque não? nunca nos apresentaram a conta!








Sem comentários: