Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

sábado, 17 de outubro de 2009

Casa do Tempo - Castanheira de Pera


José Malhoa - Com a Arte na Alma


Exposição
de Miguel Portela e de Margarida Herdade Lucas

Município de Castanheira de Pêra
9 a 27 de Outubro
Casa do Tempo – Castanheira de Pêra

Esta exposição dá a conhecer o pintor José Malhoa (1855 – 1933), dando especial relevo ao modo como viveu e sentiu a nossa região, no Norte do Distrito de Leiria, ao mesmo tempo que se assinalam 75 anos da sua morte. 
Do seu percurso de artista e das suas obras mais representativas, a exposição traça um roteiro para ver e para reflectir com os olhos da alma.
Malhoa vivia em Figueiró dos Vinhos, entre Maio e Outubro, na sua casa, a que chamava “O Casulo”. Inspirou-o a luz desta região montanhosa e ensolarada, na autenticidade de um povo rural, na paleta de cores da paisagem que brilha em modo maior, quando o Sol a reflecte. A sua pintura é arte e documento social de uma época marcante do Portugal interior. É pintura e é leitura. Mas Malhoa não fez só os seus retratos. Também conviveu com o povo, com a burguesia e com os senhores feudais.
Foi fundador do Clube Figueiroense com uma tertúlia que ali se reunia desde o fim do século XIX até ao final dos anos 30. Simões d’Almeida Tio e Sobrinho e Henrique Pinto foram alguns dos seus companheiros e amigos da sua vida entre montanhas.
A sua obra ficará sempre ligada a esta vila, que ele escolheu como pátria da sua arte.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.