Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Kalidás Barreto deixou-nos hoje.



Cofundador da CGTP Kalidás Barreto morreu aos 88 anos em Castanheira de Pera

Luís Maria Kalidás da Costa Barreto, antifascista de 88 anos, morreu ao início da tarde na sua residência em Castanheira de Pera após doença prolongada que o afastou da vida pública nos últimos anos.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Mais uma notícia de luxo ,"Pay to read ".

É o que temos, somos emboscados com publicidade, mas ainda assim temos que pagar para ler, algumas notícias são "bagatelas" e podem ser lidas só com a publicidade a turvar a visão, outras como esta têm valor acrescido...



terça-feira, 6 de outubro de 2020

Alguns chafarizes secam em Alge.

 

Foi no passado mês de julho em Alge,que se realizaram obras de recuperação da recolha de água de nascente que se destina a alimentar os chafarizes públicos no lugar, mas inexplicavelmente ,  ao contrário do que seria de esperar, vários chafarizes deixaram de ter água... (?).Após uma obra de tão grande envergadura ,que teria como missão melhorar e reforçar a distribuição, acabou por secar alguns chafarizes e provocar alguma incompreensão nos  moradores do lugar...


Após um longo período de recessão, Campelo vai reluzir de novo?



Município de Figueiró dos Vinhos 

FIGUEIRÓ DOS VINHOS: RECONVERSÃO DO POSTO AQUÍCOLA DE CAMPELO EM EXECUÇÃO


No âmbito da candidatura “CRER - Adaptação do Posto Aquícola de Campelo para Criação Experimental de Trutas Assilvestradas”, integrado no ALJIA- Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge, aprovada pelo PORTUGAL2020 / MAR2020, já foi dado início às ações previstas neste projeto, cujo principal objetivo é a adaptação daquele espaço com uma história e passado relevantes e com elevado potencial para a promoção do desenvolvimento e para a produção, gestão e conservação de trutas, com vista ao posterior repovoamento sustentável dos cursos de água da região.

Assim, após a aprovação da candidatura e os procedimentos administrativos inerentes, estão em execução os trabalhos e estudos científicos que sustentam o projeto, a cargo da Universidade de Évora e do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, cujos investigadores especializados têm desenvolvido, entre outros, os trabalhos de monitorização do estado atual das populações de truta-de-rio e do respetivo habitat, ao longo da ribeira de Alge. Mais especificamente, o trabalho técnico-científico, realizado até ao momento, tem-se baseado na realização de amostragens de trutas, com recurso a pesca elétrica, em 15 estações situadas entre a povoação de Alge, a confluência da ribeira com a albufeira de Castelo de Bode, na avaliação do habitat e de eventuais condicionantes à sobrevivência das trutas nesta área. Ao mesmo tempo, pretende-se avaliar o comportamento destes animais na ribeira de Alge, através da marcação de trutas com radiotransmissores que permitem a sua localização ao longo na ribeira.

Após a aprovação do projeto de reabilitação do Posto Aquícola de Campelo pelas entidades competentes, realização do Procedimento de Contratação e cumprimento de demais procedimentos administrativos, os trabalhos iniciaram-se no mês de outubro, tendo um prazo de execução de 300 dias. Prevê-se uma intervenção de fundo nas infraestruturas do Posto Aquícola de Campelo e a instalação de equipamento específico, com vista à sua adaptação e modernização para a criação de trutas assilvestradas.

O Posto Aquícola de Campelo será também um espaço de visitação para estudantes, visitantes, turistas e comunidade científica em geral uma vez que terá uma componente pedagógica e de divulgação ambiental.

A operação foi aprovada pelo MAR2020 no âmbito do Anúncio de Abertura n.º 15/2017 - Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura nos Domínios da Inovação e dos Investimentos Produtivos – (Portaria 50/2016 de 23 de março) com um investimento total de 1.081.747,73 euros e de um apoio financeiro de 811.310,81 euros (75%).


In : Facebook




segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Remoção de "Monos" no Concelho

 Atenção fregueses,se desejar que os serviços camarários venham buscar os "monos" (ex:electrodomésticos,mobílias,colchões etc.) deverá, e para que o serviço funcione mais a contento ,fazer o pedido por escrito em formulário próprio,e efectuar o respectivo pagamento,que poderá ser feito aos balcões das juntas de freguesia ou na própria Camara Municipal. Não tente por telefone,ou por internet, pelo menos por enquanto...pois a edilidade ainda não implementou esta alternativa de modo a funcionar correctamente,aguardemos pela transição digital que não tarda,e poupe-se a constragimentos desnecessários.