Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

domingo, 30 de junho de 2013

Mais uma perda

Foi com muita tristeza que soubemos do falecimento  de, Maviel Pereira Santos,pai de Carlos Santos um nosso vizinho aqui em Alge.
O seu corpo transitará amanhã às 19 h. para a Igreja de S.João do Estoril  e o funeral está previsto para terça- feira durante a manhã para o cemitério da Galiza (Estoril). 
Uma sentida homenagem e os nossos sinceros pêsames à sua familia.

As Assembleias de freguesia em Campelo

Esta que se realizou na passada sexta feira, foi "condimentada" com a presença do Comandante dos Bombeiros de Castanheira de Pera Sr. José Domingues, que esteve presente a convite do executivo, a fim de explicar mais em detalhe os contornos do protocolo em curso, existente entre a corporação e a Junta de Freguesia sobre a utilização do veículo de combate a incêndios propriedade desta Junta, e que se encontra à guarda desta corporação .
Como é do domínio público este veículo foi oferecido há já a alguns anos, mas dada a especificidade do mesmo, a Junta de Freguesia não tem podido utilizá-lo ,uma vez que não tem pessoal habilitado para a sua utilização.Assim ,para minimizar a paralisação do mesmo, está a ser iniciado o processo de reclassificação e respectiva inspecção a cargo dos Bombeiros de Castanheira de Pera  para que possa ser incluído na frota desta corporação e dando especial privilégio ás necessidades da Freguesia de Campelo.
Vários comentários foram tecidos a propósito da utilização polémica deste veículo em tempos idos,(consulte-se por exemplo a acta Nº43 de 29 de Março de 2006) constatou-se no entanto que houve unanimidade nesta nova solução.Clique para rever,Lembram-se? 
Vários outros assuntos foram focados,nomeadamente relacionados com o cartão sénior(vulgo "cartão do idoso), a contratação dos vigilantes para as piscinas de Campelo e Vilas de Pedro e ainda uma iniciativa da Junta que tem por objectivo  implementar uma tecnologia de ponta em termos de comunicações electrónicas, para apoio aos idosos isolados que necessitem de ajuda,contando com o apoio do M.A.I.
Mais uma vez se mantém lamentavelmente a fraca adesão do público a estas reuniões,apenas se registando nesta assembleia a presença de dois elementos do público.

Estores à tiracolo !

Aqui pelo Singral estamos muito à frente...


Cerejas em abundância

Talvez pela abundância de alimento para a passarada,este ano tivemos a sorte dos pássaros não terem comido toda a fruta que esta frondosa árvore nos presenteou,assim, com algum exercício que mais fazia lembrar uma sessão de desporto radical lá conseguimos angariar uns "kilitos" de cerejas que por sinal são bastante gostosas...


"Site" oficial da Junta de Freguesia de Campelo já foi actualizado.


Em boa hora nos lembramos de fazer um reparo, ao facto da página da Junta de Freguesia de Campelo se encontrar desactualizada à cerca de um ano ,coincidência ou não ,verificámos que agora já está actual.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Próxima Assembleia de Freguesia - Campelo-


Figueiró dos Vinhos inaugurou o Museu e Centro de Artes





A inauguração do Museu e  Centro de Artes
 é um marco – mas  apenas o começo.  
 Queremos um Museu participativo e de todos. Este é o nosso e o vosso Museu.Com este edifício
 Figueiró dos Vinhos poderá enfrentar sem receio o futuro,  numa vertente turística cada vez    mais
  exigente mas também cada vez mais numerosa.
      
      
  




Foi longo e difícil o caminho para chegar ao dia de abertura do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos que se pretende seja um novo marco no roteiro cultural da região e importante não só do ponto de vista do concelho,
mas para o circuito regional de arte.



     
         Situado num ponto nevrálgico da vila
    e junto ao Clube Figueiroense/ Casa da
     Cultura e ao Casulo de Malhoa, o Museu
   e Centro de Artes vem complementar 
estes dois equipamentos culturais, 
 constituindo um polo cultural de 
     relevo, que se pretende de referência 
na região e no âmbito de um consistente 
projecto de Turismo Cultural.

Cabeça de lista PS para Junta Freguesia De Campelo



Desta vez a notícia foi publicada...
O nosso candidato independente na lista do PS, curiosamente é militante de outro partido o que poderá reforçar a ideia de que nas eleições autárquicas cada vez mais se aposta nas pessoas e não nos partidos.


















segunda-feira, 17 de junho de 2013

MAIS: Manifesto

MAIS: Manifesto:           Sem dúvida que me parece uma iniciativa corajosa e determinada ,é tempo para se acabar com os facciosismos e aproveitar a capacidade dos que querem exercer cidadania desvinculados de interesses partidários,apenas fiquei um pouco decepcionado por não ser publicada a lista com os nomes dos candidatos...(?).                                                                               MAIS                                           ...

sábado, 15 de junho de 2013

Eleições autárquicas em Campelo já provocam notícias insólitas...

Ainda o verão está para chegar e já há comentários ao "no coment" dos jornais...locais, a propósito das candidaturas para a Junta de Freguesia de Campelo,que mais irá acontecer?

(in : Ribeira de Pera- 16 Maio 2013- Pag.4)

Festa anual no Singral

Mais um ano que passa e a tradição irá manter-se, não obstante algumas dificuldades na escolha dos "Mordomos",este ano irá ser realizada com alguns "repetentes" espera-se contudo que desta vez apareçam alguns corajosos e de preferência mais jovens e ou com "sangue na guelra" .
Este ano, a Aldeia irá apresentar-se com a sua Capela toda renovada e pintada de fresco,assim como algumas melhorias a nível da sede da Associação local.
Contamos com a presença de todos ,quer sejam naturais , descendentes ou apenas amigos do lugar,vamos manter a tradição viva!

O "sitio" da Junta de Freguesia de Campelo a necessitar de actualização...


Sessão de esclarecimento promovida pela SAGE


Foto do dia

SINGRAL AO ANOITECER...

Actividades desportivas em Figueiró dos Vinhos





"Viveiro das Trutas" transformado em "Posto aquícula"



Edifício da Junta de Freguesia de Campelo beneficia de obras de conservação



sexta-feira, 7 de junho de 2013

3º Concurso Internacional de radioamadorismo "COMANDOS 2013"



Vai realizar-se no dia 29 de Junho de 2013, DIA DOS COMANDOS, o 3º Concurso Internacional de Radioamadorismo “Comandos 2013”, com o Indicativo especial CR5CMD, conforme regulamento publicado.
Solicita-se a participação de todas as Delegações da Associação de Comandos, em parceria com Associações de Radioamadores ou individualmente, que operem na região de cada uma.
O Concurso vai ser do conhecimento dos radioamadores em geral, difundido através da base de dados de Associações de Radioamadores, ou publicado em revistas e boletins da especialidade.
O sucesso do Concurso depende muito do interesse e do empenho das Presidências das Delegações em contactarem estações de radioamadores da região de cada uma.

A Estação Principal do Concurso operará a partir das instalações da Associação de Comandos, na Bataria da Laje em Oeiras.“COMANDOS 2013” é o nosso 3º concurso de radioamadorismo na continuação da deliberação da Direcção Nacional para que se realize anualmente.
“COMANDOS 2013” é nosso. Participe para que o seu sucesso renove uma tradição que os Comandos iniciaram na AMADORA nos Anos 80!

Festas do Concelho S. João 2013 em Figueiró dos Vinhos

Entre 10 de junho e 7 de julho, Figueiró dos Vinhos assinala as Festas do Concelho com um conjunto de atividades diversificadas, que mantêm a tradição.
O programa inicia-se com XI Encontro de Automóveis “Clássicos de Figueiró” que como de costume decorre dia 10 de junho e continua ao longo do mês com iniciativas tradicionais que estão centralizadas na Noite de S. João (Desfile de Marchas Populares, Fogo-de-artifício, Sardinhada Popular, Baile de S. João, Festival de Concertinas).
No Feriado Municipal, 24 de junho, para além das cerimónias oficiais e religiosas, o destaque vai para a Inauguração do Museu e Centro de Artes e da Requalificação do Parque Infantil do Jardim Municipal.
A oferta é diversificada em vários aspetos, contemplando a cultura (apresentação de livros, espetáculos musicais), o associativismo (II Expo-Associação em colaboração com o CLDS de Figueiró dos Vinhos e as Tasquinhas), desportivas (Inauguração do Parque Radical, Natação, Xadrez, Hipismo e Pesca).
Visando promover a gastronomia e a restauração de Figueiró dos Vinhos, entre 22 e 24 de junho decorre a 3.ª edição dos “Sabores à Mesa” nos restaurantes aderentes.

Visite Figueiró dos Vinhos durante as Festas de S. João.

Junta de Freguesia de Campelo reforça a importância do "Cartão Figueiroense Sénior".

O Município de Figueiró dos Vinhos, numa atitude concertada com a necessidade de concretizar Políticas Sociais que vão ao encontro, essencialmente, dos grupos etários mais vulneráveis, lançou em 2008 o cartão figueiroense sénior, que se traduz numa plataforma de apoios à população idosa mais carenciada do concelho, contribuindo para a dignificação e melhoria das suas condições de vida.

O cartão figueiroense sénior, enquanto instrumento social da Câmara Municipal, prevê a comparticipação de 25 % na parte que cabe ao utente na aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Junta de Freguesia de Campelo, sendo sensível às dificuldades atuais e reconhecendo a necessidade de apoiar a população idosa da sua freguesia celebra com a Câmara Municipal um Protocolo mediante o qual comparticipará 25% da parte que cabe ao utente na referida aquisição de medicamentos.



Este protocolo foi assinado hoje pelas 16.30h, na sede da Junta de Freguesia de Campelo.

XI Encontro de Automóveis Clássicos de Figueiró

Vai realizar-se no próximo dia 10 de junho, o habitual Encontro de Automóveis Clássicos de Figueiró, na sua XI edição.
Esta iniciativa é organizada pelo Clube Automóvel Clássicos de Figueiró, com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos, empresa de ecoturismo Forte da Raposa, Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e Juntas de freguesia de Arega, Aguda, Bairradas, Campelo e Figueiró dos Vinhos.
O passeio inicia-se na Vila de Figueiró dos Vinhos seguindo para a Foz de Alge e daí uma volta pela freguesia de Arega. No regresso a Figueiró, será feita uma paragem para o almoço, reiniciando o passeio em direção à freguesia de Campelo. No final haverá ainda tempo para uma visita ao complexo de ecoturismo “Várzea da Raposa” em Ribeira Velha.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail: classicosfigueiro@gmail.



terça-feira, 4 de junho de 2013

Cartão Figueiroense Sénior

As candidaturas para a obtenção deste cartão estão abertas desde Abril de 2008

Se reúne estas condições :

"São beneficiários do CARTÃO todos os indivíduos residentes no concelho de Figueiró dos Vinhos desde que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos: 
a) Ter idade igual ou superior a 65 anos; 
b) Ser pensionistas, reformados ou encontrar-se comprovadamente em situação económica precária; 
c) Ser recenseado e residente permanente no concelho de Figueiró dos Vinhos há pelo menos dois anos; 
d) Ter um rendimento mensal global que não exceda os 70% do salário mínimo nacional ou, integrando um agregado familiar, a média dos rendimentos não ultrapasse o valor do salário mínimo nacional."

Candidate-se à aquisição do cartão,pois terá vários apoios e descontos em vários domínios.


Para informações detalhadas sobre este assunto contacte a Câmara Municipal ou a sua Junta de Freguesia. ou através deste email:  accaosocial@cmfigueirodosvinhos.pt

Precisa-se vigilante para piscinas de Campelo e Vilas de Pedro


Convocatória da comissão de compartes


Tarde musical em Figueiró dos Vinhos