Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Junta de Freguesia de Campelo

Tempos difíceis avizinham-se na nossa freguesia,não obstante ser a maior freguesia do Concelho em termos de dimensão o facto é que em termos populacionais ela está a minguar...
Campelo está na lista das juntas a abater,a sua população é essencialmente idosa e carente de diversos apoios,todos nós de algum modo sabemos a importância que estas instituições têm junto da população,mas tenho que dizer aquilo que me aflora na alma,muita desta população só se lembra da sua junta quando estão "arrasca" ... ou seja ,no seu dia a dia o seu exercício de cidadania deixa muito a desejar...regra geral às assembleias ninguém aparece,mas quando acham que algo está mal,lá vem a crítica,"eles não fazem nada",tecem-se muitas críticas e comentários à mesa do café ou  de uma qualquer esquina ,mas fazê-lo em sede própria dá muito trabalho.
A extensão de saúde,praticamente morreu o que é uma pena ,o serviço de correios em boa hora implementado,não é procurado pela sua população com a assiduidade devida,pois dispõe de serviços que muitos procuram fora da freguesia,assim vai dando trunfos aqueles que defendem o seu encerramento.
Este meu desabafo apenas tem o intuito de alertar os leitores para o facto de, se queremos as "coisas" temos que lutar por elas e promover a sua necessidade,é também com alguma expectativa que aguardamos o próximo dia 16 para se saber qual a tomada de posição que o executivo vai ter, relativamente à possível extinção da nossa Junta de Freguesia ,proponho portanto nesta hora decisiva, que a população interessada apareça como prova do seu interesse a esta assembleia, para o executivo se aperceber que não está sozinho









domingo, 5 de agosto de 2012

Festejos do S.Tiago no Singral - (Continuação)

Nestas coisas de festas tradicionais ,nós não temos grande experiência ,mas...este ano calhou-nos a nós.
É certo que nem tudo correu bem, mas sem dúvida que a julgar pelo "feed back" a grande maioria gostou, o esforço e dedicação foi grande para levar-mos a bom porto a iniciativa.
Quero aqui agradecer todo o empenho e ajuda que tivemos de inúmeras pessoas que acorreram ao evento,também à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos que nos disponibilizou um palco para a actuação do Rancho convidado,assim como à Câmara Municipal de Castanheira de Pera que nos disponibilizou as "barracas" em madeira que serviram de quermesse .
Algumas iniciativas ficaram por realizar devido a várias contingências inesperadas,que nos deixou um pequeno sabor a frustração,em todo o caso e a julgar pelas opiniões sondadas o saldo foi positivo.
O nosso muito obrigado também à direcção da Associação Casa de Convívio do Povo do Singral,que foram incansáveis no seu apoio "moral" e "logístico".
Sem dúvida que mantendo viva a tradição faz com que a desertificação do lugar nos pareça apenas um pequeno interregno ,o lugar encheu-se de gente oriunda de múltiplas origens e muitos dos seus naturais e descendentes encontram nestas celebrações um bom motivo para o seu regresso.Na edição deste ano fomos pioneiros em realizar o baile de Sábado à noite no exterior, o espaço assim, permitia que quem preferisse a tertúlia acompanhada por alguma bebida ou petisco não se visse atropelado pelos dançarinos,e a coexistência entre as várias preferências ia sendo pacífica,o único contra foi um acentuado arrefecimento nocturno, que intimidou alguns dos presentes ,mas graças ao profissionalismo do nosso artista convidado conseguiu mobilizá-los para a dança e lá aqueceram...
No almoço de confraternização de Segunda feira  muitos foram os que acorreram, a ementa foi constituída por um esmerado cozido à Portuguesa e bons vinhos da região contámos também com a presença do Sr.Eng. Mendes Lopes em representação do Sr.Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos Eng.Rui Silva que se encontrava de férias. 
Para os nossos leitores que queiram, podem visionar dois humildes vídeos e várias fotografias clicando nos respectivos títulos na secção "As nossas reportagens "ou aqui...Festa 2012-(Vídeo) ou Festa 2012 (Fotos) ou aindaProcissão 2012-(Vídeo)
Bem hajam,aguarda-mos comentários. 

Alge em destaque

A Associação local "O Penico" disponibilizou o seu espaço junto à praia fluvial para que se pudesse realizar o acampamento do 3º grande encontro de jovens que já dura a alguns dias, este testemunho foi tirado a 29-07-2012. (consulte,http://www.grandeencontro.net/)





**************************************************
Notícias de "O Penico"











***************************************************************






********************************************************************************

***********************************************************************************
                                               Associativismo em Alge em continuação.