Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A história dos materiais...

Este é um documento simples mas altamente didáctico,há cerca de quatro anos pensei em publicá-lo aqui, mas não existia versão em português, recomendo vivamente que arranjem 20 minutos do vosso precioso tempo e o visionem.Não obstante ter sido feito por americanos e tendo como referência os EUA é um fenómeno que afecta todo o mundo como poderão concluir .Ainda tinha este filme aqui guardado numa pasta para um dia o traduzir,mas como o tempo escasseou ...verifico hoje que várias são as traduções efectuadas devido ao grande impacto que criou na opinião pública.Vale a pena ver e acima de tudo ouvir, por mais óbvio que possa parecer nem todos estão sensibilizados para esta dura realidade.



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Jantar convívio de passagem de ano no Singral

Junta-te a nós... ar puro,uma bela paisagem, "massada" de peixe,leitão,cabrito assado no forno,canja de galinha (do nosso campo),e outras iguarias, são motivos de sobra para uma decisão acertada!


Local: Sede da Associação Casa de Convívio do Povo do Singral

domingo, 25 de dezembro de 2011

CT1QK-Rui Xisto em QRT.... (Falecimento)

Foi com grande surpresa e tristeza que soube da passagem deste colega a QRT,pessoa por quem eu nutria uma grande admiração e consideração, presto aqui a minha humilde homenagem e dirijo os meus pêsames à sua família.



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Passagem de Ano no Singral

Até este momento já temos confirmadas cerca de 20 sócios para nos juntar-mos na passagem de ano aqui na Associação do Singral,se ainda não decidiu decida-se! 

Concertos de Natal em Figueiró dos Vinhos

Dia 17, Sábado, no Clube Figueiroense, pelas 18h30 decorre um Concerto de Natal promovido pela Artonus         em colaboração com o Agrupamento de Escolas e pelas 21 horas, terá lugar a actuação da Orquestra Consequência, jovem colectividade de Figueiró dos Vinhos.
No Domingo, dia 18 de Dezembro, pelas 16 horas, na Igreja Matriz, actua o Coro Misto da Universidade de Coimbra.
A entrada é gratuita em todos os concertos.




sábado, 10 de dezembro de 2011

Cearas

Cearas ou Searas? eis a questão.
Tempos houve em que o Singral tinha também como vizinho uma pequena povoação a cerca de uns 2 Km cujo nome é Cearas  (Searas?) hoje nada resta a não ser os testemunhos já em ruínas, que foram fotografados por nós recentemente.
Gostaríamos que se algum dos nossos leitores tiver algum conhecimento sobre esta povoação que possa ajudar a condimentar uma publicação que pensamos fazer em breve com a publicação das respectivas fotos ,nos envie o respectivo texto para o email do Blog.Até breve.

Associação Casa de Convívio do Povo do Singral

Está previsto um jantar convívio de passagem de ano, na sede da nossa associação,numa iniciativa da direcção desta casa, se é sócio e quer juntar-se a nós confirme a sua presença pelo contacto fornecido no anúncio aqui publicado .

Hospital dos Covões

O Hospital e a beleza do seu Jardim

Abastecimento de água ao Singral (Continuação...)


Os nossos leitores mais atentos já perceberam que o drama do abastecimento de água à povoação do Singral já tem "cabelos brancos", isto no que toca a infraestruturas para levar o precioso líquido a casa de cada um,sim ,porque ainda que menos exuberante ela continua a correr no leito da ribeira...
Afinal o Singral já consta do censo de 1527(na altura ,do Condado de Miranda) uma povoação ancestral,mas por vários motivos, muitos deles comuns a tantos outros sítios foi votada ao esquecimento e desinteresse dos vários poderes autárquicos  há mais de meio século, altura em que ainda seria possível dar-lhe uma mais valia para fixar mais gente e manter as suas características mais tradicionais.
Apesar de tudo a povoação mantém-se de pé ,fruto do esforço e dedicação de  alguns naturais,ainda que com muita dificuldade.A alguns anos atrás e contrariando toda a lógica actual algumas pessoas vindas da Cidade decidiram fixar-se aqui ,eis que decorrido um longo processo ,que está documentado aqui no Blogue,surge a tão ambicionada estrada ! Mas a inveja e o mito continua...dizem as más línguas que é uma estrada só para duas pessoas...o que não é verdade,hoje o Singral disfruta de um acesso minimamente condigno e são muitas as pessoas que por cá passam,nos visitam e fazem estadias mais ou menos curtas conforme as suas disponibilidades.
A seguir vem o pedido de colaboração junto da autarquia para nos apoiar na infraestrutura de captação de água para abastecimento das nossas casas, porque  a povoação não tem  nenhum saneamento básico e o abastecimento de água ás nossas casas tem sido feito por infraestruturas rudimentares feitas pela própria população noutros tempos, e assim tem permanecido .
Na verdade a autarquia sempre se mostrou receptiva e tem feito várias intervenções no sentido de melhorar esta situação e as obras mais recentes foram efectuadas no passado mês de Setembro,conforme documentam algumas fotos neste artigo.Não obstante a boa vontade da autarquia, temos a criticar o facto de algumas dessas intervenções se tivessem sido mais bem pensadas e efectuadas com mais profissionalismo, teriam sido menos onerosas.Nos tempos mais recentes, sempre houve genericamente disponibilidade e interesse da população para assumir compromissos com a autarquia para sermos tratados em pé de igualdade com os restantes munícipes do Concelho,mas essa tomada de posição nunca foi tida em conta,talvez por razões eleitorais não sabemos ao certo.
Mas para terminar queremos aqui realçar que nos entristeceu bastante o facto do Município ter declinado um pedido de ajuda recente, invocando precisamente que não o fazia por respeito aos restantes munícipes porque nós não pagamos as taxas de recolha de lixos etc etc,e porque não? nunca nos apresentaram a conta!