Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reviver e conhecer.

Domingo, e desta vez, a aparente monotonia foi quebrada pela visita de uma família com ligações fortes à terra, por aqui estiveram em visita informal, e por aqui almoçaram utilizando as excelentes condições que a sede da associação nos proporciona,o nosso obrigado pela companhia,voltem sempre.



Fauna no Singral

Desta vez consegui observar e fotografar ao vivo aquele que dá o nome ao meu signo!




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O abastecimento de água ao Singral (em continuação...)

Estamos calma e tranquilamente a aguardar a chegada da equipa de trabalhadores da Câmara Municipal para iniciarem as obras de conservação e requalificação da captação de água na ribeira,conforme nos foi prometido, na sequência do pedido feito em reunião de Junta de Freguesia no passado dia 30 de Junho,as aludidas obras iriam ter início no principio de Setembro...
Junto fotos actuais ,da actual infraestrutura que nos proporciona o tão precioso liquido!





EN 347 toda mutilada (parte 2)

Por coincidência ou não, o certo é que apenas alguns dias depois do nosso desabafo, apareceram os srs. da empreitada a fazer uns remendos na estrada por forma a minimizar os inconvenientes causados,bem hajam e muito obrigado!



Singral e as comunicações electrónicas.

A propósito da cessação dos serviços prestados pela operadora ZAPP,e tendo em conta a especificidade deste lugarejo no que toca a receber comunicações electrónicas decidi pedir um comentário à Anacom sobre este assunto, e considerando que a resposta foi célere e construtiva,decidi publicá-la aqui para que os nossos leitores fiquem a entender melhor como estas "coisas" são...
Assim, no passado dia 5 enviei à Anacom o seguinte texto:


"Estando eu longe das quezílias dos mercados, não posso deixar no entanto de lamentar que a partir do final deste mês irei ficar sem acesso à internet e sem telefone.Na zona onde actualmente resido,como se não bastasse não tem cobertura de nenhuma operadora de GSM,recebe mal a TV analógica,a PT não disponibiliza ADSL e a TDT também não vai chegar...fiquei ontem mesmo a saber que a única operadora que me proporcionava estes serviços vai suspender o serviço,trata-se da ZAPP,assim mesmo, vamos suspender o serviço deixando perceber que existe um mal estar com a Anacom.Então e os direitos do consumidor? não são de algum modo acautelados? gostaria de um comentário vosso a este respeito,sem mais de momento e na expectativa do vosso melhor acolhimento,José Farinha (CT1EIU)."


Hoje mesmo recebi a resposta que passo a transcrever:
"Agradecemos uma vez mais o seu contacto e informamos que analisámos a sua reclamação sobre o serviço de banda larga (ADSL), que recebemos no dia 05/09/2011.

Sobre o assunto que nos expôs, consideramos útil prestar-lhe alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, informamos que o registo para a prestação de serviços de comunicações electrónicas não impõe às empresas obrigações permanentes. Assim, as empresas registadas poderão decidir cessar a respectiva actividade, desde que informem os seus clientes, com uma antecedência mínima de 15 dias, da cessação da oferta. As decisões negociais das empresas prestadoras de serviços de comunicações electrónicas são da competência das empresas e dos respectivos corpos executivos, não tendo a ANACOM qualquer tipo de intervenção no processo.

Por outro lado, e uma vez que refere a inexistência de alternativas na sua zona de residência, informamos que encaminharemos a sua comunicação para a PT Comunicações. Com efeito, para facilitar a resposta aos pedidos de acesso à banda larga em zonas de difícil acesso, a PT Comunicações e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) assinaram um acordo.
Nesse acordo, a PT Comunicações comprometeu-se a tentar satisfazer estes pedidos no prazo de 90 dias, embora não tenha obrigação de o fazer.

Adicionalmente ao exposto, informamos que a falta de cobertura de banda larga em certas zonas não significa que os prestadores não estejam a cumprir as suas obrigações de cobertura. A tecnologia ADSL tem algumas limitações técnicas (causadas, por exemplo, pelo estado de conservação dos fios de transmissão ou pelo ambiente em seu redor). Isto pode levar a que, por vezes, alguns assinantes tenham dificuldades na utilização do serviço.
Para mais informações sobre este assunto, consulte as secções Banda Larga e Acesso e Interligação na nossa página na Internet (www.anacom.pt).

Finalmente, no que se refere ao processo de transição para a TDT (Televisão Digital Terrestre), informamos que se, na sua zona, não houver acesso à TDT através das antenas normais, deve dirigir-se à PT Comunicações, que irá assegurar o serviço nas mesmas condições mas através de meios alternativos (designadamente, por antena parabólica e um descodificador específico).

Visite o nosso Portal do Consumidor em www.anacom-consumidor.com.

Com os melhores cumprimentos,

Maria Corte-Real
Chefe da Divisão de Apoio aos Consumidores e Atendimento ao Público
"



Digo eu,"cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas..."

ZAPP vai desligar...

É verdade, a ZAPP vai desligar! e logo por azar aqui o nosso Blog que era colocado na Net utilizando esta operadora. Dado o facto de estar-mos tão "longe" das novas tecnologias e tão "perto" da moderna civilização, ficamos baralhados com o contraste desta situação...em todo o caso fica a informação para os nossos leitores que a partir do final deste mês a actualização e continuação deste trabalho irá sofrer grandes alterações e atrasos porque vamos deixar de ter acesso à internet.e teremos que recorrer pontualmente a algum lugar público e lá se vão os serões... 




A zapp informou-nos da decisão atempadamente e de acordo com a lei,e reproduzimos abaixo o comunicado que fazem no seu próprio site:


"Informação ao cliente


O sector das telecomunicações em Portugal vai, nos próximos meses, passar por profundíssimas alterações com a introdução de novas tecnologias de quarta geração (4G) que vão mudar a forma como as empresas e os consumidores utilizam as comunicações móveis. Falamos de mais economia e mais rapidez para os utilizadores.

Com esta importante evolução do mercado a MobiZAPP concluiu que apenas lhe será possível competir de uma forma sustentável com uma licença em termos diferentes dos actuais, ou com uma das novas licenças 4G que se encontra em processo de atribuição pelo regulador.
A fim de podermos vir a oferecer um serviço mais competitivo, sentimos a necessidade de devolver a nossa licença actual à ANACOM, e propor que uma nova licença, com maior largura de banda e com condições mais flexíveis, seja disponibilizada ao mercado. Se a nossa proposta for acolhida, teremos interesse em concorrer à nova licença, abrindo o caminho, de forma sustentável, para a adopção de novos serviços, mais económicos e com maior eficiência. Esta situação implica que os serviços de comunicações electrónicas ZAPP que são actualmente prestados com base na licença CDMA450 sejam descontinuados a partir de 30 de Setembro de 2011.
A MobiZAPP continuará a participar activamente no processo do leilão das frequências 4G/LTE, tendo em vista a sua participação no mercado da 4ª geração.  
Agradecemos a todos os Clientes ZAPP a confiança que durante todo este período depositaram no nosso serviço e lamentamos o inconveniente causado. "

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Motoqueiros no Singral

Foi no passado dia 3 de Setembro, que mais uma vez fomos surpreendidos por uns ruídos invulgares que viemos a constatar que eram apenas motivados pela presença amigável de um grupo de amigos motoqueiros que elegeram o Singral como um dos pontos de passagem para o seu passeio de sábado,fiquei a saber que eram oriundos de Miranda do Corvo e que de seguida iriam disfrutar de um belo almoço em franco convívio!