Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EN 347 toda mutilada...

Já foi notícia aqui ,que a infraestrutura para colocação de fibra óptica também passava pela Freguesia o que sem dúvida é bem vinda ,mas... num bom pedaço de estrada entre Castanheira de Pera e Alge (EN347) aparentemente os empreiteiros da obra terão desertado, e não acabaram a recolocação do asfalto que tiveram de arrancar para a abertura das valas.Em outros percursos a obra foi acabada mas aqui não! será que foram só tomar fôlego e vão voltar? ou vamos ter os inconvenientes no próximo inverno de ter a estrada toda esburacada e mais uma vez estar-mos no cú do mundo?será que há bens que vem por mal?







TDT (Televisão Digital Terrestre) em Campelo

Há semelhança dos telemóveis, também a televisão não chega a esta zona...após alguns testes já consegui perceber que com as infraestruturas existentes  a funcionar, a TDT não chega há freguesia de Campelo!
Curiosamente e para fugir um pouco à rotina o sinal de TDT chega ao Singral! mas aos bochechos, pois o sinal em questão vem do emissor de Alvaiázere e é bastante débil, aqui os efeitos da propagação atmosférica são bastante intensos,mas apesar de tudo quando se der o apagão provavelmente irei ficar com sinal de borla ás prestações, ou seja,vassalos da D.Propagação!
Contactei a Anacom e foi-me confirmado que estou numa zona de cobertura deficiente e não há nada a fazer...(?),quando perguntei se me podiam confirmar se na Lousã havia algum emissor de TDT  a funcionar, disseram-me que não sabiam ...pois os emissores não eram deles, teria que perguntar á PT! e esta? sempre pensei que era a Anacom que autorizava a instalação destes equipamentos mas no caso da TDT parece que não... 
Ainda não tive tempo nem paciência para ligar  á PT,mas já fiz uma incursão ao Trevim e pelo aspecto parece haver uma torre com emissor de TDT,alguém pode confirmar se é, e se está a emitir? é que sempre que ligo para a PT fico mal disposto...  .




A Vila da Lousã vista do alto do trevim mas abraçada por um espesso manto de nevoeiro.

A Torre que pensamos ser do emissor de TDT no Trevim.

Torre onde actualmente é difundida a TV Analógica.





Vodafone no Singral...

O Singral continua a ser o parente pobre da Freguesia, até no que toca a cobertura de telemóveis...
Com alguma satisfação tem sido noticiado que Campelo já tem Vodafone! é verdade, mas convém fazer alguns reparos, não obstante ser de grande utilidade e vir beneficiar bastante a população da zona,que desde já agradecemos, convém saber que o dito aumento de cobertura por parte da Vodafone não comtempla o Singral!mas além disso também é de salientar que em tempos idos houve por parte de cidadãos de Alge e Singral uma iniciativa junto das diversas operadoras de GSM no sentido de reforçarem as coberturas,oferecendo até o terreno para a eventual instalação da célula e todas elas declinaram o pedido invocando pouco retorno no investimento...mas desta vez e porque "alguém" se movimentou para incluir a Louçainha na "Rede", por tabela acabou por beneficiar algumas zonas circundantes o que tem o seu mérito mas aparentemente não terá sido pela nossa linda cara...

Acções de sensibilização promovidas pela FICAPE na Freguesia de Campelo e não só.

Clique aqui!

Fauna no Singral

Este atreveu-se a espreitar para apanhar um pouco de sol e foi "apanhado"!






Festa anual em Alge-2011

Festa em honra de S.Tiago

Realizou-se no passado dia 31 de Julho como habitualmente, mais uma festa anual como vem sendo tradição em honra de S.Tiago o padroeiro da aldeia do Singral.
Este ano a festa esteve em risco de não se concretizar, uma vez que os mordomos designados no ano anterior informaram a comunidade  mas já perto da data da sua realização,que não o poderiam fazer, mas graças à força e determinação do Carlos e Armindo e com algum apoio de outros residentes ainda que com algum improviso, a realização da festa chegou a bom termo.
Houve música, convívio, a habitual procissão e a presença de inúmeros conterrâneos que deram corpo a esta realização e como habitualmente muitos dos nossos vizinhos de Alge compareceram em massa,tendo sido notada no entanto com alguma tristeza a ausência do Sr.Presidente da Câmara no nosso almoço convívio para o qual foi convidado .Genéricamente o perfil e figurino da festa manteve-se inalterado ,no entanto contámos com a presença de um fadista com "garra" vindo de Alfama que em muito enriqueceu o evento.
Antecedendo a festividade realizou-se também uma assembleia geral da Associação "Casa de Convívio do Povo do Singral" que veio dar novo alento à sua implantação e acção, tendo havido alguns retoques nos corpos sociais da mesma .
Para o próximo ano um novo desafio se levanta,pois foram designados como mordomos e pela primeira vez os habitantes mais "jovens" da Aldeia que são respectivamente o casal Facas e o casal Farinha,a ver vamos, contamos convosco!
Ainda que com uma reportagem fotográfica bastante humilde,por várias limitações, entre elas a presença de   um "mal disposto" que de uma forma intempestiva não quis ser fotografado tendo coartado de alguma forma o trabalho do fotógrafo, aqui lhes deixo as fotos possíveis.




sábado, 13 de agosto de 2011

Sr.Aurélio "O Poeta"

O inevitável aconteceu,desta vez foi o Sr.Aurélio que faleceu na passada semana,a nossa singela e sentida homenagem a este companheiro e amigo.



Os nossos sentidos pêsames para a D.Fernanda Isabel pela perda de sua mãe ocorrido na mesma altura.

O Singral e a sua festa anual.



Os mais impacientes e interessados mantenham-se calma e tranquilamente na expectativa, porque dentro de pouco tempo escreverei aqui umas linhas e colocarei algumas fotos sobre a festa anual do Singral que decorreu no passado dia 31 de Julho ,mas...até lá vão batendo ao ferrolho de vez em quando,porque o meu tempo escasseia e não tem sido possível com a brevidade que eu desejaria.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A mobilidade no interior...

Já não é a primeira vez que aqui teço algumas linhas sobre a questão da mobilidade no interior do País,mas hoje e na sequência de uma dificuldade acrescida ,quero aqui publicamente manifestar o meu apreço e gratidão à  gentileza de um meu vizinho e natural do Singral que teve a coragem de me emprestar uma grande "máquina" para que eu pudesse continuar a dirigir-me ao emprego, enquanto a minha viatura ficou imobilizada durante cerca de duas semanas, para uma reparação de grande monta, não vou mencionar o nome dessa pessoa, mas acredito que todos aqueles que reconheçam a "máquina" em questão, cuja foto incluo ,não terão dificuldades em saber quem é...uma vez mais um muito obrigado!

Alge em destaque




Casa do Tempo