Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

sábado, 17 de outubro de 2009

Doçaria conventual - Figueiró dos Vinhos



Decorrerá nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Convento de N.ª Sra. do Carmo, em Figueiró dos Vinhos,a IV Feira de Doçaria Conventual.
  A cerimónia de inauguração está marcada para o dia 31 de Outubro às 10h30 e a feira encerra, em ambos dos dias, às 20 horas.
Ali se irão reunir doceiros de todo o país, que assim farão decerto as delícias dos muitos compradores, colocando também a doçaria conventual de Figueiró dos Vinhos na rota da doçaria conventual nacional.
Para além de promover as receitas conventuais como património cultural e gastronómico que são, esta é uma iniciativa que contribuí para a dinamização do Convento do Carmo, que terá honras de apresentação da Monografia no dia 31 de Outubro pelas 15 horas, a que se seguirá um recital pelo grupo Vox Angelis.
Durante a Feira, haverá também Animação de Rua pelos elementos do Grupo de Voluntários "Gotas de Luz".

Casa do Tempo - Castanheira de Pera


José Malhoa - Com a Arte na Alma


Exposição
de Miguel Portela e de Margarida Herdade Lucas

Município de Castanheira de Pêra
9 a 27 de Outubro
Casa do Tempo – Castanheira de Pêra

Esta exposição dá a conhecer o pintor José Malhoa (1855 – 1933), dando especial relevo ao modo como viveu e sentiu a nossa região, no Norte do Distrito de Leiria, ao mesmo tempo que se assinalam 75 anos da sua morte. 
Do seu percurso de artista e das suas obras mais representativas, a exposição traça um roteiro para ver e para reflectir com os olhos da alma.
Malhoa vivia em Figueiró dos Vinhos, entre Maio e Outubro, na sua casa, a que chamava “O Casulo”. Inspirou-o a luz desta região montanhosa e ensolarada, na autenticidade de um povo rural, na paleta de cores da paisagem que brilha em modo maior, quando o Sol a reflecte. A sua pintura é arte e documento social de uma época marcante do Portugal interior. É pintura e é leitura. Mas Malhoa não fez só os seus retratos. Também conviveu com o povo, com a burguesia e com os senhores feudais.
Foi fundador do Clube Figueiroense com uma tertúlia que ali se reunia desde o fim do século XIX até ao final dos anos 30. Simões d’Almeida Tio e Sobrinho e Henrique Pinto foram alguns dos seus companheiros e amigos da sua vida entre montanhas.
A sua obra ficará sempre ligada a esta vila, que ele escolheu como pátria da sua arte.



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Água é vida.


 Duas pequenas rãs que foram surpreendidas pela nossa câmara , nas suas divagações em águas da ribeira do Singral,e que nos fez esboçar um sorriso de contentamento.


                                 O abastecimento de água ao Singral

Julgamos que sem água qualquer povoação está condenada ao seu desaparecimento, este é, na nossa opinião, o perigo que espreita este simpático povoado.Tempos houve em que até uma fonte de água límpida e fresca, mesmo nos mais tórridos dias de verão fez as delícias dos seus habitantes, eu cheguei a beber da sua água.Infelizmente essa fonte foi destruída e não mais houve preocupação em reabilitá-la...    agora temos o drama da seca, e a ribeira que nos beija ,cada vez mais tem menos água ,assim sendo, deveria haver uma preocupação especial em optimizar a captação desse precioso liquido,  não  obstante a Câmara Municipal já  ter  dado o  seu contributo  na  melhoria  desse sistema ,facto esse que teve referência neste mesmo blog, (reveja aqui), constata-se todavia que as melhorias implementadas não estão feitas com o rigor desejável,a bacia em cimento tem o fundo roto e a entrada da água no sistema de bombagem está demasiado alta, pensamos que seria urgente proceder ás necessárias alterações e melhorias,  agora com o nível de água tão baixo seria a melhor altura para essa intervenção .
Este é apenas um desabafo de quem antevê dificuldades de abastecimento de água a curto prazo, e tem por objectivo acima de tudo tentar sensibilizar os dirigentes da associação"Casa do Povo do Singral" por estarem em melhor posição para representar  os interesses dos habitantes  a mobilizarem-se em torno desta causa junto da Autarquia.






Aspecto do improviso de que tivemos de nos socorrer para que alguma água entrasse na câmara de elevação.(finais de Setembro)






Alguns dias depois mantêve-se o improviso, mas com uma substancial melhoria no que toca á qualidade e dimensão do tubo que está a desenrascar a situação...operação levada a cabo segundo julgamos saber por funcionários da C.M.Figueiró dos Vinhos aos quais desde já endereçamos os nossos agradecimentos.

Vindimas


Como já é tradição, todos os anos ,alguns naturais do Singral visitam a terra na altura própria para confraternizarem e simultâneamente efectuarem a apanha (vindima)da tão apreciada uva ,que irá dar lugar ao tão apreciado vinho da região.

Matagal


Outrora uma promissora horta,hoje um farto matagal...
SINGRAL


Um crescendo urbanístico em Alge.


                                       Aspecto da construção de um novo imóvel em Alge.

Flora do Singral

Hoje deixo-vos aqui ,algumas fotos que tirei ,e que acho expressivas de alguma flora que se encontra no Singral e nas suas imediações .

Não as cataloguei pela simples razão que não sou "expert"  em botânica, e não sei os nomes das espécies em causa ,em todo o caso refiro que foram fotografadas no início do corrente mês.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Academia de futebol em Figueiró dos Vinhos


Evento gastronómico


Foto do dia...








                                                         Lisboa-Jardim da Embaixada da China
                                                          Árvore-da-borracha (Ficus elastica )

domingo, 11 de outubro de 2009

Eleições autárquicas (Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos)



Também não queríamos deixar de dar os nossos parabéns ao grande ganhador em Figueiró dos Vinhos, parabéns Sr. Engº Rui Silva ! esta vitória agora em 2009  parece querer dizer que o "people" acreditou nas suas propostas e no seu trabalho, pela nossa parte acreditamos tal como acreditámos no seu mandato anterior ,o primeiro  grande sinal que nos deu,foi sem dúvida o desbloqueamento do "embargo" da construção da  estrada para o Singral ,já com mais de cinquenta anos de história ...estamos convencidos que os Figueiroenses não ficarão desapontados para o futuro,um bem haja e força para continuar.

 

Eleições autárquicas ( Junta de Freguesia de Campelo)





Este era o aspecto da mesa de voto em Campelo cerca das 15:30 h onde já se registava uma afluência de votantes que contrariava a tendência dos valores nacionais,pois mais de 60% já tinham votado...



Desde já os nossos parabéns ao Vitor Vinhas ,pois vai ter que nos "aturar" mais quatro anos ,foi ele o ganhador para a presidência da Junta de Freguesia de Campelo.
 Durante a tarde pudemos, após um breve encontro no largo da Igreja em Campelo,  perceber que transbordava de um enorme entusiasmo caso ganhasse, e ideias novas também as tinha,pois essas são sem dúvida bem necessárias para o actual contexto económico do nosso país ,neste caso da nossa freguesia, bem haja, e saúde e determinação para as concretizar.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fenómenos da natureza






                                                             Lisboa a 09-09-2009   !