Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Os Piratas !

Ele há muita pirataria por este mundo fora, há os informáticos os aéreos os comerciais e até os da rádio...mas com verdadeira expressão neste mundo conturbado em que vivemos, existe uma classe de Piratas que agora tentam escapar aos actuais Corsários .
Diz-se que são oriundos da Somália,e vão por aí fora a tentar "gamar" os navios que por ali passam,e até sequestram alguns,isto é de facto um drama.
Mas mais dramático ainda, é terem posto uma embarcação chefiando uma frota de verdadeiros Corsários no encalce destes Piratas que não os pode manter presos, tem que os libertar!
Bom, eu estou a fazer uma analogia com os Corsários ,porque nesse tempo os ditos tinham um navio veloz, bem armado e uma tripulação habilitada pelo governo do seu País a capturar os navios inimigos, distingue-se de pirata; mas agora não... veja-se a Corveta Côrte Real que anda a chefiar a frota anti Pirataria dos mares, e que não está autorizada a prender os meliantes tem que os libertar... agora pergunto eu,na minha cândida ignorância, e se os piratas oferecerem resistência e dispararem contra os corsários desautorizados e se estes ao defenderem-se abaterem algum pirata ,o que é que acontece? tem que o devolver vivo? ou são eles presos? mas que bandalheira é esta? então se a lei existente não está adequada ás acções postas em curso ,de uma vez por todas sejam coerentes e deixem de brincar com o zé pagode,primeiro reúnem-se as condições e só depois se começa a trabalhar,não nos andam sempre a dizer que temos que saber gerir os recursos?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Homenagem a um amigo.

Não esquecemos o amigo Fernando Simões que nos deixou a 16-Junho -2008,participa-se que se realiza uma missa em sua homengem no dia 17 de Junho-2009 pelas 19 horas na Igreja de Nª Srª da Assunção de Vialonga.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cerimónia majestosa no Singral

No passado sábado (dia de StºAntónio) o lugar do Singral e a sua Capela, foram palco de uma cerimónia de casamento ao seu mais alto nível. Foram cerca de noventa pessoas os convidados,logo pela manhã o aparecimento de várias viaturas que iam enchendo os espaços livres, faziam antever que algo de especial estava para acontecer. A Srª Conservadora de Figueiró dos Vinhos tratou dos procedimentos legais e o Sr. Padre Costa Pinto tratou do acto simbólico, que se tratou de abençoar esta união, e que para isso viajou mais de 200Klm. Pormenor que me surpreendeu pela positiva,foi sem dúvida a postura e o discurso progressista do Sr.Padre. O resto do dia decorreu animado, e com fartura de tudo, inclusivé convívio e bastante música incluindo marchas populares para animar a dança. Pela minha parte, na qualidade de observador ,tenho a dar os meus parabéns aos pais da noiva pelo seu esforço e empenho na realização desta boda. Deixo também aqui, os melhores votos de felicidades para os recém casados ,e obrigado por terem escolhido o Singral para a realização desta cerimónia. Para todos aqueles que estiveram presentes e desejem ter fotografias do evento,é favor contactarem o blog,através do email disponível, para assim podermos combinar a forma de as receberem. Em todo o caso estão disponíveis algumas das fotos feitas pela nossa reportagem aqui via web,basta ir á secção "As nossas reportagens" e clicar na respectiva.












sábado, 13 de junho de 2009

Prevenção de incêndios florestais

Pela importância da situação transcrevo aqui um comunicado da ANPC.



COMUNICADO N.º 34

12 JUNHO DE 2009 - 15h05

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

ANPC ACCIONA ALERTA ESPECIAL AMARELO

De acordo com as informações do Instituto de Meteorologia (IM), o estado do tempo para hoje e próximos dias será caracterizado por tempo quente e instável. Assim, espera-se para o dia de hoje, 12 de Junho, e amanhã, 13 de Junho, temperaturas máximas elevadas, em especial nas regiões do Interior Centro e Algarve, com correntes de Leste e possibilidade de ocorrência de trovoadas.

A partir de segunda-feira, dia 15 de Junho, as temperaturas tenderão a baixar mas poderá agravar-se a situação de instabilidade atmosférica com possibilidade de trovoadas e vento moderado /forte nas terras altas.

Ainda de acordo com o IM foram accionados os Avisos Meteorológicos de Calor, por persistência de temperaturas altas, para os próximos dias nos distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal Évora e Beja.

Perante a situação prevista, o Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC determinou a passagem ao estado de Alerta Especial Nível Amarelo a partir das 14.00 horas de hoje, dia 12 de Junho, até às 20.00 horas de segunda-feira, dia 15 de Junho, para todo o território continental.

A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução tomando especial atenção:

1. À tomada de medidas de precaução no que respeita à realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, evitando a sua realização neste período;

2. Ao cumprimento das medidas previstas na legislação em vigor nomeadamente no concerne à realização de queimadas, queima de sobrantes e realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, e em particular no que concerne à proibição de tais práticas nos locais onde se verifique o risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo;

3. À evolução do risco de incêndio para os próximos dias, disponível junto do Instituto de Meteorologia, Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e Corpos de Bombeiros.

Portugal sem fogos depende de todos!

Autoridade Nacional de Protecção Civil

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Atentado ambiental!

Estas imagens foram captadas a 11 de Junho de 2009 !

Mas já a 21 de Novembro de 2008 esta situação foi denunciada,mas pelos vistos nada foi feito ...






Clique aqui e leia a primeira denúncia que foi feita sobre este assunto!

A "ZIF" de Campelo reúne em Campelo.

Fontão Fundeiro em destaque!


Hoje mesmo recebi este cartaz enviado pelo Helder... Então aqui fica,um pouco melhor que a minha foto não acham? Não se esqueçam que clicando sobre a imagem poderão vê-la ampliada!
(16-Junho-2009)




O nosso leitor Helder Nuno Alves ,disse-me que me mandaria o cartaz das festas, mas como tardava, resolvi fotografá-lo ,sempre dá uma ideia...

Vale a pena ler...



Estava eu circulando em Figueiró dos Vinhos e eis que deparei com este "outdoor" muito sugestivo,não resisti e de câmera em punho recolhi este testemunho!



Mais convívio... em Alge!


É também neste sábado, que em Alge se junta novamente um grande número de pessoas na sede de "O Penico" para mais um grandioso convívio e a já tradicional sardinhada!

Mais um momento histórico no Singral!

A azáfama dos preparativos e das limpezas...




Não há dúvida que este "lugarejo" encerra sobre si mesmo um interessante "Karma",então não é que no próximo sábado se vai aqui realizar um casamento? é verdade,por mais incrível que possa parecer...não são filhos da terra mas a ela têm ligações afectivas muito fortes, aqui no Singral pensa-se que o último casamento que aqui se realizou terá sido á mais de 50 anos...
A azáfama é grande, para que tudo esteja preparado neste sábado,pela minha parte desejo sinceramente que tudo corra de feição, e que os protagonistas principais desta cerimónia adquiram aqui a chancela da felicidade.
Vou tentar fazer uma pequena reportagem ,com as limitações inerentes ao facto da cerimónia ter uma componente privada e algo confidencial.