Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Comemorações do 25 de Abril em Figueiró dos Vinhos


O Município de Figueiró dos Vinhos vai uma vez mais assinalar o 25 de Abril, que este ano celebra o 35.º aniversário do Dia da Liberdade.

Conforme é tradição, pelas 9 horas, tem lugar o Hastear da Bandeira na Praça do Município, a que se seguirá pelas 9h15m a inauguração da exposição “25 de Abril em imagens” na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Pelas 9h30m realizar-se-á um torneio de futebol no Minicampo relvado junto ao Estádio Municipal e às 11 horas terá lugar a inauguração da Loja do Artesão no Mercado Municipal.

Durante a tarde na Casa da Cultura poder-se-á assistir ao filme “Capitães de Abril” pelas 14h30m, seguido de um concerto com Pedro Branco às 17 horas.

Políticos corruptos?

Encontrei este artigo, que me impressionou pela forma como está escrito, pelos tópicos que aborda e pela forma cáustica que o faz ,textos como estes, seriam impossíveis de circular pela opinião pública nos tempos anteriores ao 25/Abril 1974,sem querer defender os pontos de vista do autor, gostaria apenas de convidar os meus leitores a lê-lo, para fazerem o seu próprio juízo sobre o mesmo, pela minha parte apenas digo que este texto merece uma reflexão... clique e leia

Quando tudo falha ,os Radioamadores funcionam...

Hams help out after hi-tech system fails

On Easter Thursday, vandals cut a vital fibre-optic cable bringing down telephone services, mobile phone and internet services in San Francisco’s South Bay Area of California.

It stopped telephone, mobile phone and internet services. Affected were 50,000 residents, many businesses were forced to close their doors and the emergency 911 system was not available for most of the day.

Within an hour of learning of the outage, police vehicles were dispatched to knock on the pre-dawn doors of members of the local emergency response team.

Everything went to plan and radio amateurs were quick to activate to provide communications between the most affected areas of the outage.

Officials are praising ham radio operators, not only for their quick response, but also for coming through when state-of-the-art technology failed.

Proving once again -

When All Else Fails, Amateur Radio Works.

The ham radio operators became the eyes and ears of police and fire services on the streets. No deaths or injuries were reported related to the outage.

The Telecommunications company AT&T has posted a $250,000 reward for information leading to the arrest of the person or persons responsible for the crime.


Jim Linton, VK3PC

Tradução rápida,sem preocupações literárias. :
------------------
Amadores ajudaram depois de falha em sistema de alta tecnologia.


Na quinta feira de Páscoa vândalos cortaram um cabo de fibra óptica que era vital para para as comunicações telefónicas fixas, móveis e internet ficando todos estes serviços indisponíveis em
San Francisco’s South Bay Area of California.
Foram afectados cerca de 50.000 residentes ,muitos negócios viram-se obrigados a encerrar e até o nº de emergência (911) não esteve disponível durante a maior parte do dia.
Veículos de policia foram enviados para contactatar a equipa de emergência para se inteirarem da gravidade da situação foi elaborado um plano e aí os Radioamadores mobilizaram-se e foram rápidos a activar um sistema que permitiu comunicações entre as áreas mais afectadas do "apagão" .
As entidades oficiais elogiaram os Radioamadores não só pela sua rápida resposta mas também pelo facto de conseguirem um bom desempenho quando sistemas altamente sofisticados falharam...
Isto prova uma vez mais..."Quando tudo falha,o Radioamador funciona."
Os operadores de rádio (amadores)tornaram-se assim os olhos e os ouvidos das forças de segurança e bombeiros nas ruas, não houve mortes ou feridos a registar durante este "apagão " de comunicações.
A companhia de telecomunicações AT&T oferece uma recompensa de $250000 por alguma informação que leve á detenção da pessoa ou pessoas responsáveis por este crime.

Jim Linton,VK3PC

Loja do Artesão em Figueiró dos Vinhos

No âmbito do Projecto – Figueiró Construir para a Inclusão, cuja sua entidade promotora é a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e a entidade executora a Santa Casa da Misericórdia, será inaugurada no próximo dia 25 de Abril pelas 11:00 horas no Mercado Municipal, a Loja do Artesão.

Esta iniciativa surge da vontade manifestada pelos artesãos de, no sentido de impulsionar o artesanato no Concelho, através de um trabalho em parceria, criar um local de mostra e venda de artesanato, executado por vários elementos da comunidade, de forma conjunta e vocacionada em termos de marketing para o exterior.

Neste sentido, a Câmara Municipal disponibilizou um espaço no Mercado Municipal, afim de estes poderem expor os seus produtos às quartas-feiras e sábados, dias estes em que a comunidade poderá também assistir à produção de alguns artigos de tapeçaria, uma vez que este espaço será também uma oficina de artesanato com produção em tempo real.

Pensa-se que desta forma, se poderá unir os artesãos num único espaço físico conhecido por todos, facilitador do marketing e publicidade, tendo em conta que os artesãos poderão contar com o apoio da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e com a Santa Casa da Misericórdia, tanto na publicitação dos produtos como no seu processo de venda ao público, com óbvia interligação com o Turismo.

Nome insólito...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O 25 de Abril e o "O Convívio" em Campelo

Realiza-se no próximo dia 25 de Abril um jantar de confraternização na sede da associação "O Convívio" em Campelo.
A ementa será; cozido á portuguesa,pão,vinho,salada de frutas e café.
Fados e guitarradas na sequência do jantar e no domingo 26, haverá um torneio de sueca, com início ás 16 horas, com brindes surpresa para os 1º 2º e 3º classificados.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Observação,não crítica...

Andei toda a semana a ouvir a R.T.P.1, a anunciar, a comemoração do dia Mundial da Voz, com a voz e imagem da fadista Mariza(que gosto bastante) .Para meu espanto, não a ouvi nem vi, no meio de tantos e bons fadistas também, pergunto:a imagem e voz de um daqueles fadistas que participaram realmente, não atraía telespectadores?...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

GRITO

Nesta época pascal, não tive as amêndoas do meu amigo, e senti falta, afinal já nada é como era, nem a mariana, nem os pirulitos, até a d. noémia se foi abaixo."Coitados dos que choram,tu já não choras". Amigo não te esqueças de olhar por nós!

terça-feira, 7 de abril de 2009


No próximo dia 12 de Abril, vai realizar-se a terceira edição da Feira de Antiguidades e Velharias de Figueiró dos Vinhos.

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos em colaboração com a AEPIN, decorrerá durante todo o dia na Av. Padre Diogo de Vasconcelos (Ramal) e dá seguimento às edições que decorreram nos anos anteriores, contando com a presença de vários expositores que trarão peças, objectos e imagens de tempos idos mas aos quais ficaram associados traços que agora podemos recordar e adquirir.

A Feira decorre no Domingo de Páscoa factor que poderá contribuir para aumentar os potenciais interessados, que nos anos anteriores já atingiram um número elevado de participantes.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Kamov ... e Jorge Nunes



Em complemento ao post anterior, acrescento aqui duas fotos, tiradas pelo Jorge Nunes ao imponente heli que andou a sugar água da praia das rocas para cima das labaredas no Ameal...

Já agora, se quiserem ver mais trabalhos fotográficos do Jorge Nunes é só deslocarem-se á Casa do Tempo (Castanheira de Pera) até ao dia 13 de Abril.