Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) - (Latitude 40.0408) (Longitude 8.23927) Altitude 673 Mts. -

segunda-feira, 30 de março de 2009

Incêndio na Serra do Ameal




Meus caros, o meu nome é Rui Romão e não era por certo esta a minha perspetiva de estreia como colaborador deste "blog rural", mas por força das tristes circunstâncias, aqui vai!


Durante o que eu julgava, iria ser mais um pacato fim de semana no lugar de Alge, (local de que tanto gosto) fomos surpreendidos durante a tarde de sábado, pelo deflagrar de um incêndio na vertente Este da Serra do Ameal. Devido as condições de vento forte e de direção incerta, este não só rondou habitações na aldeia de Ameal, como pelo menos até cerca das quinze horas de domingo ameaçou várias vezes "galgar" a serra para Oeste! De momento, à hora que escrevo estas linhas, consta que não está circunscrito!

A quem possa interessar o acompanhamento da situação deixo o link:




Até à proxima, com algo de melhor...assim espero!!!



sexta-feira, 27 de março de 2009

A crueldade como arte?


















Guillermo Vargas Habacuc
Um artista (?), colheu um cão abandonado de rua, atou-o a uma corda curtíssima na
parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente de fome e
sede.
Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade, como os visitantes da
galeria de arte presenciaram indiferentes a agonia do pobre animal.
Até que finalmente morreu de fome e sede, seguramente depois de ter passado
por um doloroso, absurdo e incompreensível calvário...

Ao tomar conhecimento desta atitude "artística" não pude ficar indiferente, e aderi á petição que circula em todo o mundo contra este tipo de "cultura", se você desejar aderir basta clicar aqui!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Algures...


Apanhei um submarino, passei por portas entre sobreiros, passei pelo BPN, tirei umas fotocópias do BCP e do BPP e cheguei ao Freeport.
Entretanto ouvi dizer que houve um furacão que acabou com a Casa Pia.
Berardo é apenas mais um especulador que assistiu ao estilhaçar da sua pseudo-fortuna nesse mundo de ficção que é a bolsa. Acontece que se ficou agora a saber que há bancos dispostos a prolongar a ficção do comendador. E que entre eles está a CGD, um banco público. Quando era retratado como uma figura quase messiânica, Berardo conseguiu que a banca lhe emprestasse 1000 milhões de euros para comprar acções do BCP. Como garantia apresentou as acções que comprou. Só que, com o fim da ficção, as acções já só valem 190 milhões. Revelando com Berardo uma generosidade que não tem perante os cidadão sem capacidade para pagar o empréstimo da casa, a banca prolongou o prazo do empréstimo e congelou o pagamento de juros por mais quatro ou cinco anos. Esperando que nesse intervalo as bolsas recuperem. H á gente que não aprende nada. E que não tem vergonha.


Banca salva Berardo da falência
Expresso 24/01/09 13:28

CGD, BCP e BES deram-lhe condições extraordinárias. Joe Berardo foi salvo pela banca quando três das quatro instituições a quem devia dinheiro pela compra de mil milhões de euros em acções do BCP (com menos-valias de 800 milhões) aceitaram uma renegociação altamente favorável ao investidor.

A Caixa, o BCP e o BES (a excepção foi o Santander) aceitaram prolongar o prazo de pagamento do empréstimo e tomaram como garantia 75% da entidade que gere a colecção de arte, além de outros activos do empresário madeirense.
O conjunto destes bens não deverá, no entanto, cobrir mais do que cerca de metade da dívida

Dois homens simples
por Ana Margarida Craveiro em Delito de Opinião

Imaginemos dois homens. Ambos têm origens relativamente humildes, fizeram uma escolaridade mínima, e foram cedo trabalhar.

O primeiro trabalhou bastante, até conseguir um rendimento de classe média. Pediu um empréstimo, e comprou uma casa e um carro, que foi pagando ao longo dos anos. Teve filhos, que tem a estudar, embora com grande sacrifício. As férias de Verão são feitas em casa pequena arrendada todos os anos; não vai à neve, nem come muitas vezes em restaurante. Não tem muitas dívidas, e paga os seus impostos.

O segundo optou por um início de carreira mais aventuroso. Conseguiu reunir algum dinheiro, em investimentos de alto-risco. Como até certo ponto dinheiro atrai dinheiro, foi ficando cada vez mais rico. Chegou a multimilionário, sempre com investimentos de risco. Gastou bastante dinheiro, e o futuro nunca foi uma preocupação.

Há uma crise. O primeiro homem vê as poucas prestações que tinha em crédito aumentar, e faz uns ajustes à vida quotidiana para as poder pagar. Perder a casa não é uma opção. O segundo perde milhões, mas não parece querer alterar muito o seu estilo de vida.

O primeiro homem chama-se Manuel, António , José.

No momento de crise, o Estado pega no dinheiro deste contribuinte, entregue em cheque branco através dos mais diversos impostos, e entrega ao segundo homem, para o salvar da falência.

Nada faz pelo primeiro, o cidadão consciencioso. Pelo contrário, castiga-o.
O segundo homem chama-se Joe Berardo.

E eu pergunto-me onde está a justiça deste Estado igualitário, para quem o trabalho de uma vida, o mérito e o esforço de cada cidadão representam apenas uma percentagem de um bolo discricionário. A arbitrariedade, combinada com pseudo igualitarismo, é uma perigosa ameaça à justiça e à democracia!

Figueiró dos Vinhos e a Floresta

Clique sobre a imagem para a ampliar

O "Bolinha" está a dar que falar...

Faço aqui a transcrição deste "post" pois penso que ampliará o efeito deste alerta.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Em vhf-dx@yahoogrupos.com.br, Adinei PY2ADN escreveu

Olá, pessoal. O assunto é FORA DE TÓPICO, mas deve ser levado ao conhecimento de todos os radioamadores.
Há meses venho alertando aos colegas de que a operação de satélites militares de UHF SatCom, conhecidos popularmente como "bolinha" iria trazer graves problemas !
Cheguei até a escrever um artigo nesse sentido em minha página (http://www.py2adn.com/artigos/Satelite-Bolinha.pdf ), mas a "turminha de sempre" ainda os continuou usando !
Na data de hoje, 18.03.2009, a Polícia Federal desencadeou a OPERAÇÃO SATÉLITE, cumprindo dezenas de mandados de busca e apreensão em diversos estados do país. Ao todo, cerca de TRINTA E NOVE operadores (até o momento !), QUASE TODOS ELES RADIOAMADORES (!), foram PRESOS EM FLAGRANTE.
Munidos de precisas coordenadas geográficas (comenta-se que fornecidas pelo próprio departamento de estado norte-americano, através da NASA), com indicação exata de localidade, FOTOS, RELATÓRIOS DE INTELIGENCIA e CENTENAS DE HORAS DE GRAVAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ILEGAIS realizadas nesses satélites, os Policiais Federais cumpriram diversos mandados, apreendendo dezenas de equipamentos. Fiscais da ANATEL também acompanharam as equipes de busca.
Foram colhidas ainda AMOSTRA DE VOZ de TODOS OS AUTUADOS, para confronto espectrógrafo fonético a ser realizado no processo crime.
Além de responderem a um PROCESSO CRIME que prevê pena de PRISÃO, TODOS OS AUTUADOS TIVERAM SEUS EQUIPAMENTOS DE RADIOCOMUNICAÇÃO APREENDIDOS e ainda FORAM MULTADOS NO VALOR DE R$ 10.000,00. Os autuados que também forem radioamadores (quase todos eles !) PERDERÃO AUTOMÁTICAMENTE SUAS LICENÇAS.
Algumas agências de jornais já estão divulgando essas apreensões:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,apreendidos-aparelhos-de-comunicacao-ilegal-por-satelite,340892,0.htm
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/03/18/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=103003/em_noticia_interna.shtml
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=35429
http://www.fatimanews.com.br/canais/noticias/?id=81792
DIVULGO AQUI ESSES FATOS APENAS PARA CONHECIMENTO DOS COLEGAS.
Por ser este um assunto polêmico e absolutamente FORA DE TÓPICO, peço que o mesmo não seja discutido na lista, pois isso desencandearia dezenas de mensagens fora de tópico.
Aos colegas que trabalham com manutenção de equipamentos de radiocomunicação, fica aqui um alerta redobrado para manterem distancia desses aparelhos !
Um forte abraço a todos !
Adinei, PY2ADN
http://www.py2adn.com/

Associação amiga dos animais em Aguda (Figueiró dos Vinhos)

Um destes dias, estava eu a disfrutar de algum tempo livre na companhia da minha mascote a "Lady" no belíssimo jardim em Figueiró dos Vinhos,quando tive oportunidade de conhecer uma simpática senhora que por lapso nem perguntei o nome, mas que está íntimamente ligada à criação de uma associação para protecção e guarda dos animais, da qual me falou e deu a conhecer alguns pormenores, espero em breve ir fazer uma visita ao local.
Achei a iniciativa muito merecedora do nosso respeito e admiração, e que ainda por cima dá uma preciosa ajuda á falta de uma estrutura municipal para o efeito,acho portanto que qualquer apoio que o município lhe possa dar teria que ser em duplicado...
Para todos os meus leitores sensibilizados para esta temática fica aqui o convite para visitarem a página web da associação,clique aqui! veja também esta história

Atenção sócios e amigos do "Penico"

Melhorias na sinalização indicando o Singral

Esta é a nova placa que foi colocada á saída de Alge indicando a direcção e extensão de percurso até ao Singral e que coincide com o início do asfalto de ligação Alge-Singral inaugurado em Agosto de 2007. reveja a notícia

Figueiró dos Vinhos vai ter uma UMA

Dando cumprimento a um projecto desenvolvido pelo Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, será apresentada no próximo dia 25 de Março, a UMA – Unidade Móvel de Atendimento.

Sob o lema “Perto de Si”, este veículo pretende desenvolver um serviço de proximidade, fundamentalmente junto dos que se encontram mais isolados ou que têm mais dificuldades de mobilidade.

Este veículo percorrerá o concelho, centrando a sua acção no apoio social, na resolução de situações carentes de apoio ao nível administrativo e outros entendidos como fundamentais para aproximar as populações.

terça-feira, 3 de março de 2009

Novo regime jurídico para os serviços de Radioamadorismo

Para os colegas Radioamadores que passem por aqui, está disponível em formato PDF o decreto lei 53-2009 de 2 de Março!

Clique aqui!